sábado, 14 de julho de 2012

Ênio


Ênio ou Belona
Ênio era a deusa do horror, e era muito conhecida como a "destruidora de cidades", ela, assim como Phobos e Deimos, acompanhava Ares em suas batalhas. Antigamente, os gregos faziam uma "homenagem" a Zeus, Deméter, Atena e Ênio, esta homenagem se chamava Omoloia. Ela, certo dia, se apaixonou perdidamente por Oberon (deus da escuridão) que era filho de Hades.

Textos retirados de outros lugares:
  Ênio (em grego Ένυώ, "horror") é uma personagem da mitologia grega. É uma antiga deusa conhecida pelo epíteto de «Destruidora de Cidades» e frequentemente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Filha de Zeus e Hera, e em algumas versões, filha de Eris, com frequência é retratada junto a Fobos e Deimos como acompanhante de Ares, o deus chefe da guerra, e dizia-se que era tanto sua amante como sua irmã, e em versões menos aceitas é até sua mãe.
  Em Tebas e Orcômeno se celebrava um festival chamado Όμολώϊα em homenagem a Zeus, Deméter, Atena e Enio, e dizia-se que Zeus havia recebido o epíteto Homoloios de Homolois, uma sacerdotisa de Enio (Suidas Homolois). Uma estátua de Ênio, feita pelos filhos de Praxíteles, encontrava-se no templo de Ares em Atenas quando Pausânias o visitou.[1] Além de tudo isso, ela apaixonou-se perdidamente por Oberon, deus da escuridão, filho de Hades.
(Texto retirado de http://pt.wikipedia.org)



  Ênio (do grego Ἐνυώ, Enyô) era uma antiga deusa da guerra, filha de Zeus e Hera e contraparte e irmã de Ares, segundo Eustácio, comentador de Homero, embora o autor da Ilíada pareça considerá-la a mesma deusa que Éris, a discórdia. Com Ares, teria sido mãe de Eniálio, um deus menor da guerra, segundo Quinto Esmirneu.
  O nome Ênio é provavelmente um hipocorístico feminino de Enyálios, nome de um deus da guerra, muitas vezes associado ao grito de guerra. Este último já aparece no período micênico sob a forma Enuwarijo e trata-se, provavelmente, de divindade pré-helênica.
  Como deusa da guerra, Ênio é responsável por orquestrar a destruição de cidades, frequentemente acompanhando Ares na batalha e descrita como "suprema na guerra". Durante a queda de Troia, Ênio infligiu horror e morte, ao lado de Éris, Fobos e Deimos, os dois filhos de Ares.
  Em Tebas e Orcômeno, um festival chamado Homolôïa era celebrado em honra de Zeus, Deméter, Atena e Ênio, que teriam recebido o epíteto de Homoloïus de Homoloïs, uma sacerdotisa de Ênio. Uma estátua de Ênio, feita pelos filhos de Praxíteles, erguia-se no templo de Ares em Atenas. Uma das Greias, segundo Hesíodo, era também chamada Ênio.

Ênio foi identificada pelos gregos com a deusa anatólia Ma e com a deusa romana da guerra, Belona.
(Texto retirado de http://pt.fantasia.wikia.com)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Perses

Havia um antigo titã que era deus da destruição, e seu nome era Perses, filho de Crio e Euríbia. Ele era casado com Astéria, e com ela teve uma filha chamada Hécate, que era a deusa da magia e da bruxaria. Aqui esta sua arvore genealógica:

  Não pudemos consgeuir mais informações do que isso, se tiver mais, comente!



terça-feira, 10 de julho de 2012

Oceano


  Antes de Poseidon (deus do mar), havia um outro deus (primordial) que dominava os oceanos, e seu nome era Oceano. alguns pesquisadores acreditam que ele era titã de toda a água salgada existente na Terra. Ele nunca havia se juntado a Cronos, nem quando ele iria matar Urano. Dizem que sua filha (Métis), que conhecia todas as ervas da terra, havia achado uma para Zeus usar na bebida em que faria Cronos vomitar os irmãos de zeus.


Texto retirado de outro lugar:

Na mitologia grega, Oceano (grego Οκεανος, okeanos), é o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia que tem um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo tal qual chifres na cabeça e grande barba, terminando com a cauda de uma serpente.
Alguns estudiosos consideram que Oceano representava originalmente todas as massas de água salgada, incluindo o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, as duas maiores massas conhecidas pelos antigos gregos. Contudo, com a evolução dos conhecimentos geográficos, Oceano passou a representar apenas as águas desconhecidas do Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquanto Poseidon reinava no Mediterrâneo.
Da união com sua irmã Tétis, foram originadas as ninfas dos mares ou Oceânidas, dentre as quais Anfitrite, mãe de Tritão, as Nereidas, os rios, além de todos os seres marinhos, que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses, como os golfinhos.
Na maioria das variantes do mito da guerra entre os Titãs e os Deuses Olímpicos, ou Titanomaquia, Oceano, tal como Prometeu e Têmis, não se juntaram aos seus irmãos titãs contra os Olímpicos, tendo se mantido afastados do conflito. Oceano também teria recusado aliar com Cronos na sua revolta contra seu pai Urano, mas ajuda Zeus quando este resolve salvar seus irmãos que foram engolidos por seu pai. É a sua filha Métis (que conhecia todas as ervas da terra) que confecciona uma poção capaz de fazer Cronos regurgitar os filhos que havia engolido.

(Texto retirado de http://pt.wikipedia.org)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Macária

  Macária era conhecida como a deusa da "boa morte"

  Ela era filha de Hades e Persefone, e algumas pessoas acreditam estes se uniram forçadamente. Ela que levava as pessoas a morte quando estavam dormindo e outras coisas em que a pessoa não sente muita dor.

Alguns textos de sites...

Macária (provavelmente mistura de maca com cárie) é a primeira filha de Hades e Perséfone. Ela é a bondosa deusa da boa morte.

Mas como boa morte? Bom, ela protegia as pessoas que morriam durante o sono, ou então que morriam rindo ou em um grande estado de alegria.

Ela apadrinhava esses privilegiados, levando-os sem dor alguma até o juízo, ficando ao lado da alma até o fim.
Sendo filha dos reis do Submundo, tinha grande poder sobre as trevas, podendo vagar pelos mortais sem ser vista ou sentida, apenas era sentida pelo escolhido para morrer, através de um doce perfume...
Tinha longos cabelos negros e a pele branca. Se vestia com um longo vestido preto.

(Texto retirado de: mitologiagrega14.blogspot.com.br)


Macária, segundo a obra bizantina "Suda", era a deusa da boa morte. Ela é filha de Hades e Perséfone; em algumas tradições, nascida de sua união forçada, embora não haja menção pouco antes de seu momento. Ela então se tornou a deusa da morte feliz, mas não era bem conhecida. Macária levava os realmente privilegiados. Levava a morte pessoas que dormiam ou que estavam num estado de paz e calmaria. Seus poderes das trevas lhe proporcionavam não ser vista pelos mortais, e com um aroma doce, ela leva o mortal confortavelmente.

(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)


Macária, na mitologia grega, era uma filha de Héracles e Dejanira.
Após a morte de Hércules no monte Eta, seus filhos fugiram do Peloponeso, temerosos da vingança de Euristeu, primo de seu pai e que lhe impusera os doze trabalhos.
Refugiando-se em Traquine, na corte do rei Ceix, dali mudaram-se para Atenas sob a proteção de Teseu, que ignorou as ameaças de Euristeu. Seguiu-se uma batalha, com a vitória dos atenienses que, entretanto, só pode ser obtida com o sacrifício voluntário da jovem Macária.
Uma fonte em Maratona se chama Macária em homenagem a ela.


(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)

terça-feira, 3 de julho de 2012

Hélios


  Hélios era muito conhecido na Grécia antiga pois ele era titã do enorme sol que ilumina e aquece nossos dias, e por isso, já houve várias estatuas e templos para ele, um exemplo é o enorme Colosso de Rodes, que foi demolido por causa de um terrível terremoto. Todos o confundiam com o deus Apolo, que era o deus do sol. Qual a diferença entre Hélios e Apolo? Hélios era um titã e Apolo era um deus Olímpico. Um de seus principais filhos foram Eetes, Circe, Perses e Pasífae.

Textos retirados de outros lugares:

Hélio (em grego: Ἥλιος, "Sol", latinizado como Helius) é a personificação do Sol na mitologia grega. Hélio é filho dos titãs Hipérion e Téia (ou Tia), tendo como irmãos Eos ou Aurora e Selene, a Lua.
É casado com Perseis, filha de Oceano e Tétis. Com ela, Hélio teve vários filhos, entre os quais Eetes, Circe, Perses e Pasífae, que se casou com o rei Minos de Creta. Hélio com Clímene teve sete filhas, as Helíades, e um filho, Faetonte. Higino também dá uma versão alternativa na qual Faetonte é neto de Hélio.
A sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos luminosos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon.
Com o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo. No entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apollo é olímpico). O equivalente de Hélio na mitologia romana é Sol, especificamente Sol Invictus.

(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)


Na mitologia grega, era a representação divina do Sol em todas as suas fases e latitudes, desde o nascer ao desaparecimento. Filho de Hipérion, era neto de Urano e de Gaia, irmão de Eos, a Aurora, e de Selene, a Lua. Enquanto Apolo era o deus da luz do sol,  ele era o olho do mundo. Percorria o céu todos os dias, de leste para oeste, num carro flamejante puxado por quatro corcéis, para levar luz e calor aos homens. Foi ele quem revelou a Deméter a verdade sobre o rapto de Perséfone por Plutão. Na Grécia clássica, foi cultuado em Corinto e principalmente na ilha de Rodes, onde era considerado o deus principal, honrado anualmente com uma grande festa. Ali seus adoradores ergueram o famoso Colosso de Rodes, um enorme escultura em bronze representando um belo jovem coroado de raios resplandecentes, erguida em sua homenagem, no século III a.C. e considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Seu filho com Clímene, Faetonte, morreu ao tentar conduzir o carro do Sol, buscando provar sua ascendência divina. Narra a mitologia que a ninfa Clítia, apaixonada pelo deus do Sol e por ele desprezada, foi transformada por Apolo em heliotrópio, flor que gira ao longo do dia sobre seu caule, voltada sempre para o Sol, ou a conhecida flor Girassol.

(Texto retirado de: http://www.dec.ufcg.edu.br)

Eos

Eos era a titânide do amanhecer e do entardecer, e por isso sua principal função era abrir as portas do céu (Olimpo) para seu irmão (Hélios), que iria sair do olimpo para trazer a luz ao dia. E ela também abria as portas para ele voltar, enquanto sua irmã (Selene) cuidava da noite.

Ela, por ter uma maldição de Afrodite (que ficou enciumada pois Eos apaixonou-se por Ares, e ficou um tempo com ele) em que ela amaria muitos mortais, e um mortal bastante conhecido na mitologia grega em que teve filhos com ela foi o Titono, em que ela teve muito medo de envelhecer e (ou) morrer, então ela pediu aos deuses para que o deixassem imortal, mas ela esqueceu de citar a juventude eterna,  e então Titono ficou velho, sem nunca morrer. Eos pediu então a Zeus para que transformasse Titono em uma cigarra.
Filhos com Titono: Emátion e Mêmnon

Ela morreu pois certo dia ela se apaixonou por um caçador que já tinha uma esposa, mas mesmo sabendo disso, ela o raptou. De qualquer jeito, o caçador amava sua esposa. Em um outro dia, a esposa de Céfalo (o caçador) ficou com medo de que Eos pegasse ele novamente, e por isso foi atras dele. Céfalo viu algo, mas não podia ver direito o que era, e pensando que era um animal, ele matou. Logo ele percebeu que era sua esposa (Prócris), e quando viu que ela estava morta, ele se suicidou, jogando-se no mar. Zeus logo os transformou em estrela, pois ele estava muito comovido com o que ocorreu.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Selene


Selene era a titânide da lua, ela era filha dos titãs Hipérion e Téia e era irmã de Helios (sol) e Eos (amanhecer e entardecer). Há um mito em que ela viu um mortal (Endymion) e se apaixonou por ele, tendo 50 filhos. Logo, ela percebeu que como um mortal, ele envelheceria e morreria, então para faze-lo nunca envelhecer, ela o fez dormir para sempre. Ártemis também é deusa da lua, mas não de todas as suas "fases". Tradicionalmente, ela é celebrada no dia 7 de Fevereiro. Há também outro mito em que Hélio (irmão de Selene) foi jogado nas águas do Erídano por pura inveja dos titãs, e Selene, ficou triste quando ouviu a noticia. E por isso ela se suicidou. Sua mãe (Téia) ficou mais triste ainda quando soube da morte de sua filha, e ela procurou os 2 filhos por muito tempo, e logo ela adormeceu, e em seu sonho, seu filho lhe disse que ela não precisava se preocupar, pois ele e sua irmã (Selene) estavam no Olimpo. Logo ela acordou e olhou pro céu, e la ela viu o seu filho (Hélio) iluminando o dia e quando enoite, ela viu sua filha (Selene) iluminando a noite.