quinta-feira, 5 de julho de 2012

Macária

  Macária era conhecida como a deusa da "boa morte"

  Ela era filha de Hades e Persefone, e algumas pessoas acreditam estes se uniram forçadamente. Ela que levava as pessoas a morte quando estavam dormindo e outras coisas em que a pessoa não sente muita dor.

Alguns textos de sites...

Macária (provavelmente mistura de maca com cárie) é a primeira filha de Hades e Perséfone. Ela é a bondosa deusa da boa morte.

Mas como boa morte? Bom, ela protegia as pessoas que morriam durante o sono, ou então que morriam rindo ou em um grande estado de alegria.

Ela apadrinhava esses privilegiados, levando-os sem dor alguma até o juízo, ficando ao lado da alma até o fim.
Sendo filha dos reis do Submundo, tinha grande poder sobre as trevas, podendo vagar pelos mortais sem ser vista ou sentida, apenas era sentida pelo escolhido para morrer, através de um doce perfume...
Tinha longos cabelos negros e a pele branca. Se vestia com um longo vestido preto.

(Texto retirado de: mitologiagrega14.blogspot.com.br)


Macária, segundo a obra bizantina "Suda", era a deusa da boa morte. Ela é filha de Hades e Perséfone; em algumas tradições, nascida de sua união forçada, embora não haja menção pouco antes de seu momento. Ela então se tornou a deusa da morte feliz, mas não era bem conhecida. Macária levava os realmente privilegiados. Levava a morte pessoas que dormiam ou que estavam num estado de paz e calmaria. Seus poderes das trevas lhe proporcionavam não ser vista pelos mortais, e com um aroma doce, ela leva o mortal confortavelmente.

(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)


Macária, na mitologia grega, era uma filha de Héracles e Dejanira.
Após a morte de Hércules no monte Eta, seus filhos fugiram do Peloponeso, temerosos da vingança de Euristeu, primo de seu pai e que lhe impusera os doze trabalhos.
Refugiando-se em Traquine, na corte do rei Ceix, dali mudaram-se para Atenas sob a proteção de Teseu, que ignorou as ameaças de Euristeu. Seguiu-se uma batalha, com a vitória dos atenienses que, entretanto, só pode ser obtida com o sacrifício voluntário da jovem Macária.
Uma fonte em Maratona se chama Macária em homenagem a ela.


(Texto retirado de: http://pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário: